PLANO
DE FORMAÇÃO CONTINUADA
COM
FOCO EM LEITURA
Simone Aparecida Crema de Souza
GÊNERO : Conto
TEXTO: Meu primeiro
beijo
AUTOR: Antonio Barreto
PÚBLICO ALVO: Alunos do 9° ano
GRUPO 5: Simone Crema, Rose
Finatti, Rosemary Nogueira e Malise
|
Imagem: "O Beijo", de Francesco Hayez |
Situação
de aprendizagem:
Construir uma situação de
aprendizagem com o texto: “Meu primeiro
beijo”, de Antonio Barreto, levando em consideração a necessidade de
atividade diferenciada para atender a heterogeneidade da classe.
Estratégia:
Antecipação de conteúdos ou
propriedades dos textos, como pressuposto para
incentivar o “jogo de adivinhações” proposto por Frank Smith (1989). Organizar
a classe em dupla, onde um aluno com
mais dificuldade realizará as atividades
com outro com menos dificuldade.
Primeiro
passo:
Antes da leitura do texto, por meio
de discussão oral, o professor levantará as seguintes questões: Como foi seu
primeiro beijo? Vocês têm lembranças? Foi uma experiência boa? Vocês estavam apaixonados? A quem vocês
contaram o fato? O que se pode esperar
de um texto com esse título?
Segundo
passo:
Após a discussão oral, o professor
fará a primeira leitura, abrindo espaço para a opinião dos alunos.
Posteriormente, a professora pedirá
aos alunos com menos dificuldade para ler o texto, aos alunos com mais
dificuldade. A professora recolherá o
texto e pedirá a todos que façam a reescrita do texto.
Enquanto isso, a professora de
apoio, juntamente com a professora da sala regular, circularão pela sala apoiando os alunos com
mais dificuldade.
Os textos reescritos serão
recolhidos pelas professoras.
Terceiro
passo:
Numa segunda situação de
aprendizagem, a professora anotará na lousa as características do gênero conto
e as tipologias narrar e descrever presentes no texto.
Posteriormente, a professora
devolverá o texto original aos alunos e pedirá a eles que respondam as
seguintes questões:
Quais sãos os personagens
envolvidos no conto?
O narrador está narrando em
primeira ou terceira pessoa?
O autor é masculino e o narrador?
Quais os apelidos atribuídos ao
garoto pela narradora?
Como ela (a narradora) descreve seu
primeiro beijo?
O que você entende pela frase
“abismo do primeiro beijo”?
O último parágrafo apresenta marcas
da passagem do tempo? De exemplo:
Como você compreendeu o desfecho
final?
Quarto passo:
Com relação às atividades
midiáticas, os alunos serão levados à sala de informática para pesquisar as
seguintes questões:
A origem histórica do beijo;
as reações provocadas pelo beijo;
os perigos de transmissão de
doenças infecto-contagiosas pelo beijo;
as diferentes culturas do beijo;
os tipos e nomes do beijo que
circulam na mídia;
o nome científico do beijo;
as diversas situações em que beijamos
as pessoas.
Avaliação:
Atividade intertextual – Os alunos
deverão fazer uma analogia entre três textos: “Meu primeiro beijo” de Antonio
Barreto; “O primeiro beijo” de Clarice Lispector e o capítulo 14 (Primeiro beijo) da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
Socialização:
Os alunos elaborarão
uma entrevista em dupla questionando aspectos do primeiro beijo e
comentarão em sala de aula, compartilhando as informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário