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APRESENTAÇÃO

Este Blog é o produto final do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", que se configura em uma ação de formação continuada para professores de Educação Básica do Ensino Fundamental II dos anos finais de Língua Portuguesa e Matemática, além de fazer parte do Programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - "Educação - Compromisso de São Paulo". O curso em questão tem como objetivo, ampliar a formação dos cursistas para que possam participar de forma mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias. Durante o curso, o Grupo 7 foi formado para que executasse a tarefa de criação de um "Blog de Grupo" para escrita colaborativa. O primeiro passo já foi dado, agora, vamos em frente!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

"MEU PRIMEIRO BEIJO, DE ANTONIO BARRETO: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
COM FOCO EM LEITURA 
Simone Aparecida Crema de Souza

GÊNERO : Conto
TEXTO:  Meu primeiro beijo
AUTOR: Antonio Barreto
PÚBLICO  ALVO: Alunos do 9° ano
GRUPO 5: Simone Crema, Rose Finatti, Rosemary Nogueira e Malise

Imagem: "O Beijo", de Francesco Hayez
Situação de aprendizagem:
Construir uma situação de aprendizagem com o texto: “Meu primeiro beijo”, de Antonio Barreto, levando em consideração a necessidade de atividade diferenciada para atender a heterogeneidade da classe.

Estratégia:
Antecipação de conteúdos ou propriedades dos textos, como pressuposto para  incentivar o “jogo de adivinhações” proposto por Frank Smith (1989). Organizar a classe em dupla, onde  um aluno com mais dificuldade realizará as atividades  com outro com menos dificuldade.  

Primeiro passo:
Antes da leitura do texto, por meio de discussão oral, o professor levantará as seguintes questões: Como foi seu primeiro beijo? Vocês têm lembranças? Foi uma experiência boa?  Vocês estavam apaixonados? A quem vocês contaram o fato?  O que se pode esperar de um texto com esse título?

Segundo passo:
Após a discussão oral, o professor fará a primeira leitura, abrindo espaço para a opinião dos alunos.
Posteriormente, a professora pedirá aos alunos com menos dificuldade para ler o texto, aos alunos com mais dificuldade.  A professora recolherá o texto e pedirá a todos que façam a reescrita do texto.
Enquanto isso, a professora de apoio, juntamente com a professora da sala regular,  circularão pela sala apoiando os alunos com mais dificuldade.
Os textos reescritos serão recolhidos pelas professoras.

Terceiro passo:
Numa segunda situação de aprendizagem, a professora anotará na lousa as características do gênero conto e as tipologias narrar e descrever presentes no texto.
Posteriormente, a professora devolverá o texto original aos alunos e pedirá a eles que respondam as seguintes questões:
Quais sãos os personagens envolvidos no conto?
O narrador está narrando em primeira ou terceira pessoa?
O autor é masculino e o narrador?
Quais os apelidos atribuídos ao garoto pela narradora?
Como ela (a narradora) descreve seu primeiro beijo?
O que você entende pela frase “abismo do primeiro beijo”?
O último parágrafo apresenta marcas da passagem do tempo? De exemplo:
Como você compreendeu o desfecho final?

Quarto passo:
Com relação às atividades midiáticas, os alunos serão levados à sala de informática para pesquisar as seguintes questões:
A origem histórica do beijo;
as reações provocadas pelo beijo;
os perigos de transmissão de doenças infecto-contagiosas pelo beijo;
as diferentes culturas do beijo;
os tipos e nomes do beijo que circulam na mídia;
o nome científico do beijo;
as diversas situações em que beijamos as pessoas.

Avaliação:
Atividade intertextual – Os alunos deverão fazer uma analogia entre três textos: “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto; “O primeiro beijo” de Clarice Lispector e  o capítulo 14 (Primeiro beijo) da obra  “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

Socialização:

Os alunos  elaborarão  uma entrevista em dupla questionando aspectos do primeiro beijo e comentarão em sala de aula, compartilhando as informações.

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