Páginas

APRESENTAÇÃO

Este Blog é o produto final do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", que se configura em uma ação de formação continuada para professores de Educação Básica do Ensino Fundamental II dos anos finais de Língua Portuguesa e Matemática, além de fazer parte do Programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - "Educação - Compromisso de São Paulo". O curso em questão tem como objetivo, ampliar a formação dos cursistas para que possam participar de forma mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias. Durante o curso, o Grupo 7 foi formado para que executasse a tarefa de criação de um "Blog de Grupo" para escrita colaborativa. O primeiro passo já foi dado, agora, vamos em frente!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

RELATO: EXPERIÊNCIA PESSOAL COM LEITURA E ESCRITA

Imagem: valdemibaldo.blogspot.com
Simone Aparecida Crema de Souza

Lembro-me que logo após ter aprendido a ler com certa fluência, por volta dos meus oito anos de idade, em visita à biblioteca da escola observei a capa de um livro, cujo título “Eu vi mamãe nascer”, do autor Luiz Fernando Emediato, despertou-me uma imensurável curiosidade. Ao ver o livro na estante, de capa verde e com um título daquela natureza, quase uma anástrofe que mudava não a ordem das palavras, mas a ordem natural das coisas, não tive dúvida, era preciso entender aquele tema literariamente grandioso e ao mesmo tempo tão contundente para a minha pouca idade.  Desde então, não parei mais de ler.
Ainda criança, li alguns livros infanto-juvenis, outros voltados a um público mais adulto, entre eles, “Operário em construção” de Vinícius de Moraes, “O aprendiz de feiticeiro” de Mario Quintana, “O Seminarista”, de Bernardo Guimarães. Quanto a este, não era muito adequado para a minha pouca idade, pois o trago em minhas lembranças, mais pela leitura imposta do que pela leitura feita por vontade própria.

Antes mesmo de aprender a ler, tive contato com a leitura através de histórias contadas pelos meus avós. Minha mãe é tão adepta a textos literários que até hoje, no auge de seus setenta anos, ainda declama poesias guardadas em sua memória, poemas de Casimiro de Abreu, Cora Coralina, Olavo Bilac,  entre outros. Gosto muito de ouvi-la, gosto muito de ler, mas escrever nunca foi o meu forte. E como não possuo esta dádiva, apoio-me nas palavras do mestre Cândido (2004), ao afirmar que “a literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante”.  E com um pouco mais de lirismo, compartilho a poética de Rubem Alves, ao indagar que “A literatura é um processo de transformações alquímicas. (...) O escritor transforma. O escritor transubstancia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário