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APRESENTAÇÃO

Este Blog é o produto final do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", que se configura em uma ação de formação continuada para professores de Educação Básica do Ensino Fundamental II dos anos finais de Língua Portuguesa e Matemática, além de fazer parte do Programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - "Educação - Compromisso de São Paulo". O curso em questão tem como objetivo, ampliar a formação dos cursistas para que possam participar de forma mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias. Durante o curso, o Grupo 7 foi formado para que executasse a tarefa de criação de um "Blog de Grupo" para escrita colaborativa. O primeiro passo já foi dado, agora, vamos em frente!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

"PAUSA", MOACYR SCLIAR: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Sandro Alves Lima

Texto “Pausa”, de Moacyr Scliar

Antes da leitura: 
Já ouviram falar sobre o autor? Já leram alguma coisa sobre ele?

(se houver obras do autor na sala de leitura, apresentar aos alunos para ser feita a apreciação dos livros)

Conhecem o significado da palavra “pausa”?
O que você espera de um texto cujo título é “Pausa”?

(o professor deve anotar as expectativas dos alunos na lousa e depois da leitura confirmar ou não as expectativas)

Leitura em voz alta feita pelo professor:

(utilizando entonação de voz, vozes para chamar atenção das vozes do discurso)

Os alunos acompanharão a leitura feita pelo professor

(leitura interrompida para confirmação ou não das expectativas, listadas anteriormente)

Depois da leitura:

Há presença de palavras que dificultam o entendimento do texto?
Qual foi a pausa retratada no texto?
Que expectativas foram criadas no trecho em que Samuel encontra as duas mulheres no corredor?
Que é a personagem Isidoro?
Na sua opinião, por que Samuel dá pausa em sua vida uma vez por semana?
Gostou do final do texto? Ele te surpreendeu? Daria um final diferente?

(o professor passará o filme “Click”, assim, os alunos serão levados a refletir sobre a intertextualidade existente entre a crônica e o filme)

Há semelhanças entre o comportamento dos personagens, tanto da crônica quanto do filme? Há diferenças?

(o professor dividirá a classe em grupos para leitura dramatizada)

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