Páginas

APRESENTAÇÃO

Este Blog é o produto final do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", que se configura em uma ação de formação continuada para professores de Educação Básica do Ensino Fundamental II dos anos finais de Língua Portuguesa e Matemática, além de fazer parte do Programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - "Educação - Compromisso de São Paulo". O curso em questão tem como objetivo, ampliar a formação dos cursistas para que possam participar de forma mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias. Durante o curso, o Grupo 7 foi formado para que executasse a tarefa de criação de um "Blog de Grupo" para escrita colaborativa. O primeiro passo já foi dado, agora, vamos em frente!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

RELATO DE EXPERIÊNCIA PESSOAL COM A LEITURA E A ESCRITA

Imagem: magiadaleituraeescrita.blogspot.com
Sandra Regina Ribeiro de Souza Paixão

Engraçado fazer este exercício de pensar sobre como a leitura e a escrita se tornaram importantes em minha vida; num primeiro momento achei que o marco na minha vida  no que diz respeito à prática de escrever e ler teria sido um mas, então, enquanto tomava banho, me dei conta de quando e como estas atividades se tornaram significativas para mim.E, a importância de ambas,tem como personagem principal a mesma pessoa: meu tio Wagner. Estava na pré-adolescência e meu tio, que fazia parte de um grupo de teatro de grande sucesso à época, foi, juntamente com o grupo, excursionar pela Europa.De lá, ele mandava cartas e cartões postais, através dos quais contava suas experiências, suas impressões e da beleza que encontrava em cada lugar que visitava. Eu morava com meus avós e, era eu quem lia estas cartas e cartões para minha avô.Que morria de saudades do filho e, ao mesmo tempo, sentia-se orgulhosa dos caminhos pelos quais o filho trilhava. A partir das informações que lia nos relatos de meu tio e das paisagens que via nos cartões postais, passei a interessar mais por aqueles países longínquos e comecei a ler os jornais, que meu avô comprava ,diariamente, para saber mais sobre aqueles lugares maravilhosos. Percebo, agora, que estas leituras foram as que, de verdade, contribuíram para minha paixão pela leitura..Dos jornais, passei para a literatura e, a possibilidade de conhecer novos mundos,pessoas e outras formas de ver o mundo se ampliaram e este hábito tornou-se uma das minhas paixões favoritas. Quanto à escrita, meu tio Wagner também foi o responsável por incentivar-me a escrever, mostrando-me que eu podia faze-lo. Lembro-me que tinha que escrever um texto sobre Brasília como tarefa das aulas de Língua Portuguesa; tio Wagner estava em Bebedouro, passando férias e ,conversando com ele sobre a atividade, sugeriu-me que escrevesse uma carta para Brasília, como se a cidade fosse uma pessoa.Ele, criativo como era, me ajudou a descobrir a prosopopéia. Consegui escrever um texto interessante,diferente e que foi elogiado pela professora. Mas, na verdade, depois de ter escrito inúmeros  outros textos, acho que o mais importante foi o que escrevi sobre ele. Tio Wagner, que morava no Rio de Janeiro, morreu assassinado durante um assalto; foi mais uma vítima da violência urbana. Depois de algum tempo, a Câmara Municipal apresentou um projeto de lei para que o nome dele fosse dado a uma rua da cidade. Na ocasião, meu tio Wilson, pediu-me que escrevesse um texto meio que biográfico do tio Wagner para ser apresentado à Câmara.E eu o fiz. Mas, não consegui escrever atendo-me apenas a sua biografia. Quando o tio Wilson terminou de ler o texto, ele chorou. E percebi que, mais do que apenas relatar sobre a vida dele, eu tinha conseguido falar  da minha admiração e afeto pelo meu amado tio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário