SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Sandra Regina Ribeiro de Souza Paixão
Público alvo:
8ª
série/9º ano.
Cronograma:
6
aulas.
Objetivos:
- Fazer
com que o aluno interaja com o texto tanto de forma oral quanto escrita,
criando hipóteses de sentido;
- Intertextualidade
com Geografia, para que o aluno compreenda partes do texto;
- Diferentes
formas de dialeto: norma culta e coloquial;
- Sequência
tipológica: descrição e narração (diante de um juízo de valor: dissertação);
- Gênero:
crônica/conto e relato;
- HQ
como linguagem mista para estimular a história através da criação de cenários e
comportamento dos personagens.
Estratégias:
- Aula
dialogada;
- Identificação
das diferentes tipologias e gêneros;
- Análise
da norma-padrão e coloquial;
- Compreender,
identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto;
- Criar
hipóteses a partir do título e modificá-las a partir da análise da leitura
parcial do mesmo;
- Inserir
de modo intertextual informações encontradas no texto;
- Estabelecer
relação com o cotidiano;
- Construir
parágrafos dissertativos/argumentativos de acordo com o contexto da situação
comunicativa;
- Levantar
hipóteses a respeito do juízo de valores presentes nas metáforas do texto;
- Músicas “Cotidiano”, de Chico Buarque de Holanda, "Esquadros", de Adriana Calcanhoto e texto “Circuito Fechado”, de Ricardo
Ramos.
Procedimentos:
1º
Passo
Apresentação
do título para levantamento de hipóteses tais como: Você sabe o que é “Pausa”?
O que você espera de um texto que tenha este título?
2º
Passo
Projeção
do início do texto até o nono parágrafo com os seguintes questionamentos: Você acha
que de fato o personagem vai trabalhar? É normal trabalhar aos domingos?
3º
Passo
Continuação
da leitura até o parágrafo dezessete, uma vez que o personagem do texto não foi
trabalhar, há novos questionamentos: O que ele estaria fazendo no hotel? Por que
ele teria mentido para sua esposa?
4º
Passo
Leitura
até o parágrafo vinte e dois, se efetuará um novo questionamento: E agora o quê
poderá ocorrer?
5º
Passo
Leitura
do parágrafo vinte e três, última pausa, para o seguinte questionamento: Qual é a sua expectativa com o desfecho do
conto? O que acontecerá com o personagem?
6º
Passo
Finalização
da leitura.
7º
Passo
Confirmação
ou retificação das expectativas criadas antes e depois da leitura.
8º
Passo
Colocar
os alunos em círculo para debater a respeito do texto.
9º
Passo
Apresentação
da músicas “Cotidiano”, de Chico Buarque de Holanda e "Esquadros", de Adriana Calcanhoto.
10º
Passo
Apresentação
do texto “Circuito Fechado” (Ricardo Ramos).
11º
Passo
Verificação
baseada no texto: para que serve uma pausa, quando a mesma é necessária, se
isso resolve o problema de determinada situação, se ela só se dá na vida
privada ou também com intenções sociais e, por último, se representa um
instrumento.
Recursos Midiáticos:
- Estimular
o aluno a pesquisar sobre o autor, suas obras e características das mesmas,
para que este possa perceber se o autor mantém o mesmo estilo (internet);
- Desafiar
o aluno a criar uma HQ por meio da internet.
Avaliação:
- Saber
se os alunos atingiram parcialmente ou plenamente os objetivos propostos com a
avaliação processual: a participação, a evolução a partir da instigação do
professor, a relação entre a parte geográfica e o texto, a linguagem culta e
coloquial usada em diferentes meios e observar a produção de texto e a HQ, não
como produto final, mas, sim, como mais um meio de verificação do entendimento
da leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário