Páginas

APRESENTAÇÃO

Este Blog é o produto final do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", que se configura em uma ação de formação continuada para professores de Educação Básica do Ensino Fundamental II dos anos finais de Língua Portuguesa e Matemática, além de fazer parte do Programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - "Educação - Compromisso de São Paulo". O curso em questão tem como objetivo, ampliar a formação dos cursistas para que possam participar de forma mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias. Durante o curso, o Grupo 7 foi formado para que executasse a tarefa de criação de um "Blog de Grupo" para escrita colaborativa. O primeiro passo já foi dado, agora, vamos em frente!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

"PAUSA", MOACYR SCLIAR: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Sandra Regina Ribeiro de Souza Paixão

Público alvo: 
8ª série/9º ano.

Cronograma:
6 aulas.

Objetivos:
- Fazer com que o aluno interaja com o texto tanto de forma oral quanto escrita, criando hipóteses de sentido;
- Intertextualidade com Geografia, para que o aluno compreenda partes do texto;
- Diferentes formas de dialeto: norma culta e coloquial;
- Sequência tipológica: descrição e narração (diante de um juízo de valor: dissertação);
- Gênero: crônica/conto e relato;
- HQ como linguagem mista para estimular a história através da criação de cenários e comportamento dos personagens.

Estratégias:
- Aula dialogada;
- Identificação das diferentes tipologias e gêneros;
- Análise da norma-padrão e coloquial;
- Compreender, identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto;
- Criar hipóteses a partir do título e modificá-las a partir da análise da leitura parcial do mesmo;
- Inserir de modo intertextual informações encontradas no texto;
- Estabelecer relação com o cotidiano;
- Construir parágrafos dissertativos/argumentativos de acordo com o contexto da situação comunicativa;
- Levantar hipóteses a respeito do juízo de valores presentes nas metáforas do texto;
- Músicas “Cotidiano”, de Chico Buarque de Holanda, "Esquadros", de Adriana Calcanhoto e texto “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos.

Procedimentos:
1º Passo
Apresentação do título para levantamento de hipóteses tais como: Você sabe o que é “Pausa”? O que você espera de um texto que tenha este título?

2º Passo
Projeção do início do texto até o nono parágrafo com os seguintes questionamentos: Você acha que de fato o personagem vai trabalhar? É normal trabalhar aos domingos?

3º Passo
Continuação da leitura até o parágrafo dezessete, uma vez que o personagem do texto não foi trabalhar, há novos questionamentos: O que ele estaria fazendo no hotel? Por que ele teria mentido para sua esposa?

4º Passo
Leitura até o parágrafo vinte e dois, se efetuará um novo questionamento: E agora o quê poderá ocorrer?

5º Passo
Leitura do parágrafo vinte e três, última pausa, para o seguinte questionamento:  Qual é a sua expectativa com o desfecho do conto? O que acontecerá com o personagem?

6º Passo
Finalização da leitura.

7º Passo
Confirmação ou retificação das expectativas criadas antes e depois da leitura.

8º Passo
Colocar os alunos em círculo para debater a respeito do texto.

9º Passo
Apresentação da músicas “Cotidiano”, de Chico Buarque de Holanda e "Esquadros", de Adriana Calcanhoto.

10º Passo
Apresentação do texto “Circuito Fechado” (Ricardo Ramos).

11º Passo
Verificação baseada no texto: para que serve uma pausa, quando a mesma é necessária, se isso resolve o problema de determinada situação, se ela só se dá na vida privada ou também com intenções sociais e, por último, se representa um instrumento.

Recursos Midiáticos:
- Estimular o aluno a pesquisar sobre o autor, suas obras e características das mesmas, para que este possa perceber se o autor mantém o mesmo estilo (internet);
- Desafiar o aluno a criar uma HQ por meio da internet.

Avaliação:

- Saber se os alunos atingiram parcialmente ou plenamente os objetivos propostos com a avaliação processual: a participação, a evolução a partir da instigação do professor, a relação entre a parte geográfica e o texto, a linguagem culta e coloquial usada em diferentes meios e observar a produção de texto e a HQ, não como produto final, mas, sim, como mais um meio de verificação do entendimento da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário